Sabe aquele tipo de publicidade em forma de pop-ups invasivas que pipocam na tela do seu smartphone em aplicativos gratuitos? Elas poderão tomar conta do seu smartphone em breve. A Claro é a primeira operadora do grupo América Móvil que pretende adotar uma nova plataforma de publicidade móvel ao exibir anúncios multimídia quando smartphones estiverem parados.
Quando você pegar o seu celular após ele ter permanecido um tempo em standby, você dará de cara uma pop-up publicitária. O conteúdo pode conter banners, vídeos ou peças interativas. Mas o usuário poderá eliminar as propagandas com um simples gesto de deslize para os lados – algo que fazemos para limpar a tela de notificações ou mesmo a tela de apps recentes no Android. Batizada como Claro Ad Display, a plataforma foi fornecida pela empresa norte-americana Imagination Unwired e funciona apenas em aparelhos Android.
Os formatos de mobile advertising estavam muito atrasados em comparação com o que há nos computadores. Essa é uma maneira de trazermos formatos mais ricos para a tela dos smartphones", explica Rodrigo Vidigal, diretor de marketing da Claro.
Calma! Isso não quer dizer que o seu smartphone, caso use um chip da Claro, vai começar a exibir pop-ups publicitárias do dia para a noite. Para que a plataforma funcione, o aparelho precisa ter um aplicativo dedicado da operadora instalado. Smartphones vendidos atualmente já contam com este app embarcado, e aqueles que compraram um celular há mais tempo na Claro deve receber a novidade através de uma atualização de firmware. Além disso, cabe ao consumidor decidir receber ou não tais propagadas, podendo fazer esta escolha diretamente do aplicativo da Claro.
Segundo Vidigal, 10% da base de clientes da Claro já está preparada hoje para receber mensagens da Claro Ad Display. O opt-out pode ser feito a qualquer momento clicando na opção de "configurações", no canto inferior da tela em cada campanha, e solicitar em seguida o cancelamento de envio de mensagens. A empresa vem realizando os testes desde o mês passado. Os primeiros serviços testados foram o Minha Claro e Claro Música.
A partir deste mês de maio, a Claro vai oferecer o uso da plataforma para a realização de campanhas de terceiros. Uma equipe interna da operadora se encarregará das vendas. As operadoras brasileiras estão todas quase que simultaneamente repensando as suas estratégias em mobile advertising. A Oi conta com plataforma baseada em HTML5, enquanto a Vivo promete apresentar novidades em breve.
Como a maior parte dos celulares vendidos no pais são smartphones, as operadoras agora podem contar com uma nova forma de gerar receita com seus clientes. Só resta esperar que as mesmas não abusem na dose e inundem os aparelhos dos usuários com propagadas excessivas. Além disso, as mesmas precisam garantir que seja fácil cancelar a inscrição neste tipo de plataforma com certa facilidade – especialmente para usuários que possuem pouca familiaridade com tecnologia.
Fonte: TudoCelular
15:39
RotaVirus












0 comentários:
Postar um comentário